BLOG

Conheça os tipos de abelhas mais comuns no Brasil

A Flora Néctar apresenta cada uma e fala sobre a sua importância para a vida e o meio ambiente.

As abelhas são essenciais para o meio ambiente, pois são as maiores responsáveis por polinizar e preservar as matas nativas. Cerca de 85% do trabalho é garantido por essas pequenas criaturinhas. Confira algumas das espécies mais comuns no Brasil:

  • Abelha africanizada (Apis mellifera scutellata): também conhecida como “abelha africanizada”, é uma subespécie da abelha europeia e foi introduzida no Brasil na década de 1950. É uma abelha muito importante na produção de mel, mas também é conhecida por sua agressividade.

  • Jataí (Tetragonisca angustula): é uma abelha nativa do Brasil, encontrada em várias regiões do país. É uma abelha social que vive em colônias com até 10 mil indivíduos. Ela não produz mel em grande quantidade, mas é importante na polinização de muitas plantas.
  • Mirim-preguiça (Friesella schrottkyi): é uma abelha nativa da América do Sul e é encontrada principalmente no Brasil e na Argentina. É uma abelha solitária que faz seus ninhos em buracos de árvores ou no solo. Ela não produz mel, mas é como as outras, também é muito importante no processo de polinização.

  •  Uruçu (Melipona scutellaris): Este tipo de abelha é produtora de mel e é encontrada principalmente na região Nordeste do Brasil. É uma abelha social que vive em colônias com até 5 mil indivíduos.

  • Iraí (Nannotrigona testaceicornis): Ela é encontrada principalmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. É uma abelha produtora de mel e muito sociável com outras abelhas, elas costumam viver em colônias com até 2 mil indivíduos.
  • Borá (Tetragona clavipes): é uma abelha nativa do Brasil e é encontrada principalmente na região Amazônica. Também é um tipo e abelha muito sociável que vive em colônias e produz mel.
  • Manduri (Melipona quadrifasciata): é uma abelha nativa do Brasil, encontrada principalmente na região Sudeste. Ela costuma viver em  colônias grandes, com até 5 mil abelhas. Ela produz um mel muito saboroso e é importante na polinização das flores.


  • Mandaçaia (Melipona marginata): Uma abelha típica da região sul do Brasil, que vive em colônias de até 3 mil abelhas, produzindo mel e polinizando as plantas da região.

  • Guaraipo (Agelaia pallipes): é uma abelha nativa do Brasil e é encontrada em várias regiões do país. É uma abelha social que vive em colônias com até 2 mil indivíduos. Ela não produz mel, mas é importante na polinização de muitas plantas.

  • Mirim-guaçu (Plebeia emerina): É uma espécie de abelha nativa do Brasil e é encontrada em várias regiões do país. Ela pertence ao grupo das abelhas sem ferrão (meliponíneos) e é considerada uma das menores espécies de abelhas do mundo, medindo apenas cerca de 2,5 mm de comprimento.

Sempre se lembre da importância de preservar as abelhas e não mexer em seu habitat natural. Cuidar das abelhas, é também cuidar do nosso meio ambiente e da nossa saúde. Por isso, a Flora Néctar sempre trabalha com responsabilidade ambiental para levar o melhor mel até você. Conheça nossos produtos!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Pinterest
Telegram
Twitter

Artigos Relacionados

5 benefícios do mel para a sua saúde

5 benefícios do mel para a sua saúde

Conheça benefícios do mel para a sua saúde com a Flora Néctar O mel é, sem dúvidas, um item indispensável…